domingo, 16 de setembro de 2012

Primórdios do Futebol Colonial

Amigos e Amigas!
Agora que clima não tem colaborado com nossos esportistas da colônia, vamos nos dedicar por algum instantes com matérias relativas ao passado do nosso futebol colonial, histórias que aos poucos foram caindo no esquecimento, vamos resgatar registros memoráveis de nossos antepassados que deram origem as ligas (extinta LCF e depois a ACP), ADCP e ACE) e histórias como que vou apresentar logo abaixo e ou outras tantas.
Gostaria salientar que o êxito deste trabalho, depende da colaboração daqueles que tem alguma coisa para nos contar e guardado do rico passado do futebol colonial.
Quem quiser contribuir com alguma matéria, estaremos a disposição para publicar neste espaço.
ENTRE EM CONTATO PELOS CELULARES: 99871195 (TIM) ou 85221240 (Oi).
PRIMEIROS PASSOS DO FUTEBOL COLONIAL
A matéria que vos trago é da colaboração do Sr. Elton Tabajara Martins de Azevedo, cujo assunto nos remete para uma época quando o nosso futebol colonial dava seus primeiros passos no que se refere organização e competição.
Sabe-se que através de relatos de nossos antepassados que o futebol colonial iniciou com mais força na nosso região nos anos entre 1950 e 1960, época que o nosso país (Brasil) ganharia destaque no cenário do futebol de campo e venceria competições de nível internacional, vale lembrar que os governantes da época priorizavam politicas de incentivo ao esporte (futebol de campo).
Outro fator que contribuiu decisivamente com o aparecimento futebol e clubes na colônia nos anos 50, 60 e 70, foi quando do retorno dos jovens para suas famílias do serviço militar prestado ao Exército Brasileiro, muitos relatos descrevem que os jovens oriundos da nossa colônia que serviram aos quartéis aprenderam no serviço militar as regras e a praticar o jogo de futebol de campo.
Nos primeiros tempos não havia competições organizadas, as equipes eram apenas de uma categoria e jogavam homens geralmente jovens egressos do serviço militar. Os jogos aconteciam aos domingos a tarde, geralmente um clube convidava equipes das comunidades vizinhas e daí se realizava um torneio e o ganhador dos confrontos recebia um troféu.
Abaixo uma prova de como começou a organização do futebol colonial em nossa região:
A flâmula comprova a realização do torneio de futebol entre 4 clubes da localidade da Cascata, salienta-se que nesta época ainda não havia nenhuma liga de futebol colonial.
Ato da premiação, na foto observa-se o troféu em destaque a ser entregue ao vencedor do torneio.
Sabe-se que o vencedor do torneio foi o Cascata F. C. e o vice-campeão foi o Universal.
Observação: O clube Universal é o atual A. A. Micaela.
Na foto acima observa-se a saudação ao Sr. Paulo Gabriel Candia de Azevedo recebendo certificados pelo empenho e sua  participação no torneio.
Detalhe: Sr. Paulo Azevedo é considerado como um dos primeiros árbitros a atuar no futebol colonial.  
Ato da premiação, observem as medalhes expostas sobre a mesa para ser entregue aos destaques do torneio.
Quem tiver mais informações deste evento e de outros tantos que aconteceram, entre em contato e nos informe, teremos o prazer de divulgar. Celular 99871195 e 84221240.
Hugo